Psicologia


A Carreira em Psicologia


Psicologia é a ciência que procura identificar e desvendar padrões e comportamentos humanos através da observação, interpretação e também da interação direta com as pessoas. O principal objetivo da psicologia é compreender melhor, analizar e tratar os indivíduos para que problemas relacionados a formação da sua personalidade e da sua mente sejam solucionados, as pessoas assim podendo viver melhor.
Para atingir este objetivo o psicólogo emprega os seus conhecimentos teóricos e práticos sobre a mente humana examinando e interpretando as histórias pessoais de seus pacientes, levando em conta tanto fatores internos tais como tendências de personalidade, quanto fatores externos tais como influências positivas e negativas que esta pessoa recebeu por parte de outras pessoas durante a sua vida.

Aréas de Atuação do Profissional de Psicologia

A atuação do psicologo pode ser bem variada, desde o atendimento em hospitais públicos e particulares, passando por empresas, onde pode por exemplo avaliar o comportamento de candidatos nas entrevistas de emprego ou então o profissional montando a sua própria clínica de psicologia.
Recentemente instituições esportivas, tais como clubes de futebol, também vem investido bastante no fator humano e abrindo boas oportunidades para psicologos.

O Curso de Psicologia

O curso de psicologia é um curso amplo e recomendado para pessoas que tem a sensibilidade e a curiosidade aguçadas.
Durante a formação do Psicólogo será necessário, escrever muito e ler dezenas ( talvez centenas ) de livros. Os cursos de psicologia de um modo geral abordam as principais correntes da psicologia clássica e moderna, também discutindo muitos artigos.
Para poder se formar e exercer a profissão de psicologo é fundamental que o graduando realize um estágio obrigatório de no mínimo 6 meses e que também efetue o registro no Conselho Regional de Psicologia.
Psicologia: Compreendendo o Ser Humano para se Poder Viver Melhor

Grade Básica do Curso de Psicologia

  • Psicologia Geral e Experimental
  • Didática Fundamental
  • Estatística
  • Ética
  • Psicanálise
  • Fisiologia
  • Psicologia do Desenvolvimento da Personalidade
  • Filosofia
  • Psicopatologia Geral
  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas.

Freud, o Revolucionário

Sigmund Freud: Ideias Simples e Revolucionárias, para mudar o mundo pra sempre
Sigmund Freud, nasceu em 6 de maio de 1856 em Freiberg, Austria ( na época Império Austriaco ). A familia do jovem Freud, originalmente de Freiberg, mudou-se para Viena em 1860 em busca de melhores condições de vida. Viena que era um dos grandes centros urbanos da época, influenciou fortemente o jovem e curioso Freud a cursar medicina, entrando na faculdade aos 17 anos de idade.
Considerado na época um aluno anárquico e relaxado, Freud não se dedicava muito aos estudos passando a maioria do seu tempo lendo, mantendo contato com os intelectuais da cidade e também realizando esperiências científicas.
Freud inovou a psicologia em dois campos: primeiramente estudando elevando a importância do subconsciente a um nível cientifico superior ( antes de Freud provar sua importância e influência, nenhum cientista dava crédito ao conceito de subconsciente ) e também por desenvolver um método para ajudar os pacientes com problemas emocionais a se tratarem através da conversa e análise dos casos ( psicanálise ).
Freud passou praticamente toda a sua vida em Viena, fugindo para a Inglaterra somente em 1938, com o ataque dos Nazistas a cidade. Freud que passou por dificuldades financeiras a vida toda, casou-se com Martha Bernays e teve 6 filhos. Cientista dedicado treinou mais de 30 discípulos. Morreu na Inglaterra em 23 de Setembro de 1939, por causas naturais.

Especializações da Carreira de Psicologo

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar ainda pelas seguintes especializações da psicologia:
  • Psicologia Clínica: É a especialização mais geral do profissional de psicologia, quem se especializa em psicologia clínica, atua principalmente em consultórios, seja clinicas ou hospitais, atendendo e curando pessoas que sofram de traumas e problemas emocionais.
  • Psicologia do Comportamento: Os profissionais com esta especialização atuam dentro das empresas identificando padrões nos consumidores e ajudando as companhias a lançar produtos mais adequados ao público alvo e que irão fazer mais sucesso. Psicólogos do comportamento também atuam em empresas de comunicação tais como Televisão e Rádio, pesquisando a aceitação dos programas e atrações para poder torna-los mais populares e aumentar a audiência.
  • Psicologia Esportiva: Os psicólogos desportivos atuam preparando o lado psicológico dos atletas para que estes possam enfrentar melhor desafios, tais como grandes competições sem perder o foco e sem se desesperar. O psicólogo desportivo também atua com times de diversas modalidades resolvendo conflitos de ego entre os atletas e por fim também atua orientando atletas que perderam as competições para evitar que eles percam o estímulo. É um ramo recente da psicologia.
  • Psicologia Pedagógica ou Educacional: Especialização da psicologia onde o profissional atua em conjunto com os professores identificando e tratando alunos com problemas emocionais e com problemas de aprendizado. Pode ajudar também os educadores a preparar e executar planos e estratégias educacionais, de acordo com a realidade local dos alunos.
  • Psicologia Jurídica ou Criminal: Psicologos jurídicos atuam junto a justiça acompanhando processos tais como crimes e adoção de filhos. Cabe a este profissional de psicologia determinar o estado psicológico dos detentos e de todo e qualquer indivíduo envolvido em um processo jurídico. Pode atuar também junto a população carcerária atendendo detentos com problemas emocionais em geral.

Carreira em Psicologia: Aspectos Favoráveis

Empresas e instituições, visando aumentar a produtividade dos seus quadros de funcionários, tem buscado cada vez mais os serviços e contratando psicólogos. Há otimas oportunidades para se trabalhar com marketing e meios de comunicação, o psicologo atuando juntamente com os especialistas em marketing no lançamento de produtos ou então na produção de peças publicitárias.

Carreira em Psicologia: Aspectos Desfavoráveis

O principal aspecto desfavorável da carreira em psicologia é o fato do mercado estar saturado. Todos os anos há milhares de novos profissionais desembarcando no mercado de trabalho e brigando pelas mesmas vagas. É preciso ter talento real para poder se destacar.